quarta-feira, 25 de março de 2015

Copo menstrual


Experimentei e....

Copo menstrual Alguém aqui já ouviu falar do copo menstrual? 
Até há cerca de 1 ano atrás nunca tinha ouvido mas depois de uma pesquisa para alternativas a pensos higiénicos e tampões, para pessoas que fazem reações a estes produtos, encontrei esta solução!
 É prático e económico, apesar de à primeira vista não poder parecer, pois custa cerca de 30 euros (comprei o meu no site  pegada verde por 29 euros) mas pode durar até 10 anos.
Há várias marcas, o meu é da marca Lunette ( ver aqui ) e é transparente, mas há de várias cores. Há vários vídeos no youtube que explicam como colocar o copo menstrual: por exemplo este
É uma alternativa mais ecológica, saudável, económica e com maior capacidade de absorção que os habituais pensos e tampões.
 Pode ser usado por até 12h, pelo que pode ser usado a dormir desde que não seja por mais de 12h. Sinceramente, para dormir não costumo usar, mas até agora estou muito satisfeita com a minha escolha!!
De tudo o que li até agora, apenas vi que não deve ser usado no período pós-parto, não conheço mais nenhuma contra indicação. Admito que antes de comprar tinha várias dúvidas e por isso li várias opiniões na internet, tendo em conta que não é um investimento assim tão pequeno: “será que o consigo colocar?”, “será que não verte?”, “será prático?”, “será fácil de lavar?” Hoje em dia, depois de ter comprado o meu há cerca de meio ano, aconselho vivamente!! Nenhum dos meus receios se confirmou. 
Há por aí mais alguém que tenha experimentado?


19 comentários:

  1. Ainda estou na parte dos receios... não verte?!?!

    ResponderExcluir
  2. Não, não verte! Certifico-me sempre que fica bem colocado, como está no vídeo do youtube e nunca verteu!! A parte boa é, por exemplo, num dia de maior fluxo poder estar de manhã até ao fim do dia na praia, sem ter de andar a correr à casa de banho pois tem muito maior capacidade que os tampões.

    ResponderExcluir
  3. Já conhecia mas para ser sincera, esse conceito ainda não me cativou. Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! Percebo perfeitamente, a mim também não iria cativar se não sentisse necessidade de experimentar uma alternativa aos pensos e tampões... Não me arrependo, mesmo!!

      Excluir
  4. Já ouvi falar mas nunca experimentei, como tomo a cerazette não tenho menstruação.

    ResponderExcluir
  5. Continuo reticente quanto a experimentar...

    Beijinhos,

    Irina Cardoso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu percebo... Se alguma vez experimentares, partilha aqui a opinião!!!
      Beijinhos :)

      Excluir
  6. Já conhecia ,mas não quero experimentar,bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É normal, quando falo disto geralmente as outras pessoas ficam um pouco apreensivas, mas estou mesmo agradada com esta minha experiência!! Beijinhos

      Excluir
  7. Já ouvi falar, mas faz-me uma certa confusão. Eu quando uso tampões fico sempre com a uma impressão, que os sinto... isto não é igual? Esqueces-te que o tens? E depois não fazes uma badalhoquice ao tirar? :) Eu acho que era capaz de verter tudo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!! Esqueço-me mesmo que o tenho e quando vou a tirar nunca tive nenhum acidente, pelo menos até hoje! Já usei até 12h e é maravilhoso poder passar tantas horas sem me preocupar em trocar de penso ou tampão e sentir-me limpa!!! Beijinhos

      Excluir
  8. Já tinha ouvido falar nisto e tb me faz uma certa confusão... E como é possível n verter?! :)
    não sei... é uma questão de hábito. Nós estamos habituadas há tantos anos aos tampões ou aos pensos que este conceito é difícil de nos entrar na cabeça ;)

    ResponderExcluir
  9. Já conhecia porque uma vez numa feirinha de Natal estava lá uma senhora com isso, mas confesso que me faz confusão. Acreditas que nem tampões consigo usar?

    ResponderExcluir
  10. Tenho um pouco de medo :s Não sei mas nem com os tampões me dou bem..

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Para mim é 100% novidade e conseguiu deixar-me curiosa! Tão curiosa que, depois de ver o vídeo e os outros links... fiz uma encomenda! Daqui a uns tempos hei de dizer como é que correu! :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não... Já tive o período, com o copo em casa, mas ainda não usei.

      Excluir
    2. Demorei a experimentar, mas usei, finalmente, no período do mês passado, só de dia. Não foi difícil de colocar, nem de tirar (servi-me da minha experiência antiga com tampões), mas como só usei a partir do terceiro dia, não experimentei com o fluxo máximo.
      Este mês, quando me apareceu o período, coloquei o copo logo no primeiro dia. Percebi que, como tenho muito fluxo, após poucas horas o copo fica cheio. Ainda não usei o copo sem penso higiénico (não tenho a experiência nem a confiança necessárias para arriscar). A parte melhor, para mim, foi usar de noite. Para quem acordava duas vezes por noite (sem qualquer alarme que não fosse biológico) por causa da saída do sangue, foi um grande melhoramento!
      Ontem esqueci-me do copo (colocado). Quando me lembrei, já tinham passado mais de 14 horas. A mim não me aconteceu nada, acho eu, mas o copo ficou com um cheiro desagradável, mesmo lavando com água quente e o produto próprio. Espero que esterilizando melhore!

      Excluir
  12. Tenho um, mas tenho alguma dificuldade a tirá-lo! Não achei muito prático de trocar. Como tens feito a limpeza e desinfeção?

    ResponderExcluir