quinta-feira, 16 de abril de 2015

No dia Mundial da voz recordo a geração rasca

Experimentei... ficar 3 meses afónica

No ano letivo 1994/1995 frequentava o 12.º ano na Escola Secundária Alberto Sampaio em Braga.
Fiz parte dos muitos alunos que fizeram a contestação às Provas Globais desse ano.
 Foram vários dias de grave e sem aulas. 
Sim, fiz parte da Geração Rasca!!

Na rua gritávamos: Não fazemos!! Não fazemos!!

Por todo o país o mesmo cenário:


Na Maia

Em Coruche: 

Os dias estavam húmidos, mas não estava frio. Eu estava demasiado agasalhada. As minhas cordas vocais não aguentaram. Os tratamentos não resultaram à primeira!!
Explicaram-me mais tarde que as minhas cordas vocais quase romperam, ficariam com cicatrizes. Teria que ter cuidados redobrados para sempre.
As provas globais prevaleceram…e eu continuei afónica durante 3 longos meses.
Lembro-me  de estar no início de uma dessas provas tentar questionar uma professora e ela não me entender.
Passar 3 meses afónica foi o suficiente para perceber o quanto a minha voz é importante. Pertenço a um grupo de risco, os chamados profissionais da voz, preciso da minha voz para trabalhar!


Na net encontram-se várias sugestões de cuidados a ter com a voz. 

E porque hoje é o Dia Mundial da Voz aqui ficam alguns:

1. Beba cerca de 1,5L/2L de água por dia e inicie a hidratação pelo menos 30 minutos antes de falar.2. Boceje várias vezes ao dia, inclusive para aquecer a voz. Se o contexto o permitir, bocejo com som!3. Antes de usar a voz realize movimentos mastigatórios amplos e com vigor, como se mastigasse uma maça exageradamente grande. Deve também faze-lo enquanto “mastiga” o som mmmm.4. Espreguice e realize alongamentos pelo menos duas vezes por dia, principalmente na musculatura do pescoço, dos ombros e da bacia. É um hábito importante no combate às posturas mantidas e incorretas.5. Adote uma posição frente-a-frente quando falar com alguém ou com uma plateia. Evite falar enquanto o corpo e o pescoço estiverem voltados e a gerar tensões musculares contra-indicadas.6. Fale sempre com som mesmo quando sentir a voz cansada, sussurrar só vai agravar esse estado de fadiga vocal.7. Se sentir necessidade de tossir ou pigarrear para “limpar” a voz experimente engolir a saliva ou beber água. Caso estas estratégias não resultem, tussa o mais silenciosamente possível, evitando a produção simultânea de voz e a agressão/lesão das pregas vocais.8. Utilize um vestuário confortável que facilite os movimentos corporais e respiratórios, especialmente na região do tronco (barriga e peito) e do pescoço.9. Evite o uso de pastilhas, rebuçados e sprays SOS para preparar e prolongar o uso vocal quando existe mal-estar, rouquidão e dor. A sua ação analgésica vai camuflar o mau uso/ abuso vocal, agravando a situação. Estes químicos podem, por outro lado, ser úteis no período de repouso vocal.10. Cerca de 49,9% dos profissionais da voz em Portugal apresentam algum tipo de alteração vocal. Se sentir alguma das queixas/sintomas mencionados de forma recorrente ou outra alteração vocal por mais de 15 dias procure o Terapeuta da Fala e/ou o Otorrinolaringologista.


4 comentários:

  1. Nem consigo imaginar ficar 3 meses afónica!! Deve ser horrível!

    ResponderExcluir
  2. Ainda me lembro de falarmos por gestos!!! :)

    ResponderExcluir
  3. Isso é que foi gritar...para ficar nesse estado.

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir