segunda-feira, 6 de abril de 2015

Dicas de viagem a Gdansk

Experimentei e gostei!!!

Gostam de viajar? Até há bem pouco tempo praticamente não tinha viajado, mas nos últimos tempos comecei a ganhar-lhe o gosto :)


Em Novembro de 2014 fiz uma viagem com amigos, aos países Bálticos e Polónia, tendo passado pelas capitais Tallinn, Riga, Vilnius e Varsóvia

Já tinha publicado no Facebook uma fotografia de Gdansk, pois apesar de ter intenção de falar de todas estas cidades, decidi que era mais fácil começar pela cidade mais pequena. 
Pequena em dimensão mas não na importância histórica.

Devem estar a perguntar-se que cidade é esta. 
Gdansk é uma cidade polaca que foi palco da Segunda Guerra Mundial, tendo ficado completamente destruída depois da Guerra. Contudo, tal como Varsóvia, reergueu-se e conseguiu voltar a ter a glória de outros tempos.
Esta foto resultou de uma rápida pesquisa no google. Todas as outras fotos foram tiradas por mim!

Gdansk foi o último destino desta minha viagem por quatro países e fiquei alojada no Old Town Hostel que aconselho! Admito que quando chegamos nos assustamos porque parecia um contentor mas por dentro era tudo limpo (os lençóis cheiravam a amaciador!!), novo e confortável!

E o que podemos encontrar em Gdansk? Vou falar um pouco do que vi :)

 Em primeiro lugar, nesta cidade encontram-se todos os objetos possíveis e imaginários feitos de âmbar (aspecto em comum com todos os países Bálticos). 

Saímos do hostel, passamos pela Green Gate, um dos principais pontos turísticos da cidade...


...e depois demos uma caminhada junto às margens do rio Motlawa, passando por vários museus e antiquários.

Aqui está a réplica de um dos museus...
E por falar em réplicas, em Portugal existe na Torre de Belém, desconheço a existência de réplicas do género em outros monumentos - alguém conhece?
Já agora, sabem porque é que existem estas réplicas de monumentos?
São réplicas para invisuais!
Tenho de admitir que apenas nesta viagem descobri isso!!


Caminhamos ainda pela antiga rota dos reis, Ulica Dluga, que é uma rua com casas burguesas coloridas, muito agradável. 
Aqui há várias lojas com ímans, informações turísticas e ... objetos em âmbar!! É agradável caminhar por todo o centro histórico de Gdansk!!





Em Gdansk existe a maior igreja de tijolos do mundo, a Igreja de Santa Maria. É aconselhado subir os degraus da igreja pela vista panorâmica que permite assistir, mas como estava muito nevoeiro acabámos por não o fazer...


A Catedral de Oliwa é muito bonita mas está um pouco desviada do centro da cidade. É conhecida pelo seu órgão, que é um dos maiores do mundo.

Trouxe este iman de recordação, que como não podia deixar de ser tem ambar.
(Já agora, sou a única que faz coleção de imans das cidades que visito?)
Por curiosidade, para terem noção de como o âmbar é uma constante nesta cidade, até o estádio de futebol foi construído com âmbar e foi utilizado no Europeu de Futebol 2012.




Fomos ainda à praia de Sopot, uma cidade a cerca de 15 km de distância. Aqui podemos encontrar esta casa (Krzywy Domek), cuja construção não foi manipulada digitalmente…

De Gdansk para Portugal vim pela wizzair e como as dimensões da mala exigidas eram diferentes do que estamos habituados na Ryaner, tivemos de pagar mais 40 euros antes de embarcar, tenham sempre isso em atenção!!  

Há por aqui alguém que já tenha ido a Gdansk?
Aconselho esta viagem!!! 
Cada rua, cada casa, casa museu conta um pouco daquilo que foi a Segunda Guerra Mundial, com atrocidades tão grandes, há apenas umas dezenas de anos...

Maria




2 comentários: