quinta-feira, 9 de abril de 2015

BlaBlaCar

Experimentei e… Agora não quero outra coisa!!

Por motivos pessoais tenho-me deslocado regularmente ao país vizinho em viagens de carro que se prolongam por 6 ou 7 horas para cada lado. É uma viagem muito aborrecida e dispendiosa, principalmente se for feita sozinha… Gasóleo, portagens, sono, tédio… Sim,  tive tudo isso e muito mais nas minhas duas primeiras viagens!
Mas depois descobri o BlaBlaCar (www.blablacar.pt). Um site de boleias onde o principal objectivo é dividir as despesas da viagem.
Em Portugal ainda é pouco utilizado, mas em Espanha e em França o seu uso já se generalizou.
Em que consiste então o BlaBlaCar? Bem, é muito simples…
Cada vez que vou fazer a viagem partilho-a no site www.blablacar.pt. Coloco a hora de partida e os locais onde estou disposta a parar para recolher passageiros. A partir daí surgem passageiros a reservar a viagem, os quais posso aceitar automática ou manualmente. Eu opto sempre pelo processo manual pois gosto de ver os comentários deixados por outras pessoas sobre esses passageiros antes de os aceitar. Sim, depois de cada viagem é feita uma classificação do passageiro e ele também faz uma classificação do condutor para que assim conheças melhor a pessoa com quem vais viajar. Podes falar da pontualidade, simpatia, etc. Pela experiência que tenho as pessoas são muito sinceras nos seus comentários!
A partir do momento em que aceitamos um passageiro o seu contacto telefónico fica disponível e podemos entrar em contacto para combinar o encontro… Eu faço-o quase sempre por mensagem ou através da aplicação e telemóvel whatsapp.
O pagamento é feito por cartão de crédito, o que torna todo o processo muito mais seguro. Podemos ainda optar por partilhar as viagens apenas com mulheres no entanto eu nunca o faço. Tenho usado o BlaBlaCar principalmente como condutora, mas também já fui passageira e estou igualmente satisfeita.
Aqui vai um vídeo (em inglês) para perceberem melhor:



Até agora tenho adorado!! Já conheci pessoas de vários países (Polónia, Alemanha, Espanha, Síria, França, Brasil e Paraguai) mas estranhamente nunca viajei com portugueses!! Conheci novas culturas e novas formas de viver. Amigos a percorrer o sul da Europa, estudantes a regressar a casa para um período de férias ou pessoas que procuraram fazer um doutoramento na Europa e ao mesmo tempo fogem de um país em guerra.

Em suma, são só vantagens!! Estão à espera do quê para experimentar??

Ana

4 comentários:

  1. São, nunca fiz isso com desconhecidos, mas todos os anos viajamos 1 semana em agosto com um casal muito amigo. Dividimos despesas de tudo, exceto de compras pessoais e damo-nos muito bem. Eles são uns queridos, mais novos 10 anos... e têm ótimas ideias: planeiam tudo e nós fazemos sempre o que eles propõem e só damos um ou outro palpite... quando a idade é sinónimo de experiência!...
    Com o teu método, como é que fazem no caso de acidente em que alguém, por infelicidade, faleça? (Cruzes... mas é só uma questão!).
    Bjs e obrigada pela visita e comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, este post foi a minha irmã que publicou. Agora somos 3 manas cá no blog.
      Contudo, é uma questão judicial que espero a minha irmã nunca tenha de enfrentar.
      Beijinhos.

      Excluir
    2. Olá Teresinha... Em viagens de férias com família e amigos é relativamente fácil dividir despesas, mas em viagens individuais para trabalho, por exemplo, não podemos levar a família e amigos atrás por isso o BlaBlaCar pode ser uma óptima solução. Quanto aos acidentes, penso que se procederia exactamente do mesmo modo que se procederia no caso da sua viagem entre amigos. O site apenas coloca as pessoas em contacto, permite a partilha de viagens e não poderia ser envolvido em qualquer processo judicial (penso eu). No fundo tratam-se de boleias como qualquer outras... Só a forma de contacto e pagamento entre condutores e passageiros é diferente :) Beijinhos

      Excluir
  2. Nunca precisei, mas não tinha problemas em experimentar.

    ResponderExcluir