terça-feira, 7 de julho de 2015

Encierro- Festas de S. Firmino

Experimentei ver o encierro em directo...

Pois é... Isto de mudar de país faz-nos viver tradições que não são nossas.

Apesar de ainda não ter dito aqui, estou a viver em Bilbao, no País Vasco, Espanha.

Hoje de manhã, pouco depois de acordar, o meu namorado disse-me "Hoje é o primeiro dia do encierro das festas de S. Firmino, temos que ver antes de sair de casa na TV, como faço todos os anos".

Pensei que era uma piada... Todos os dias stressa porque eu me atraso e hoje queria ver TV?? Pensei mesmo que estava a brincar!!

Quando estou pronta para sair de casa vejo-o a ligar a TV e sentar-se no sofá!! "Não era uma piada?? Estavas a falar a sério????"

Bem, parece que sim... E pela primeira vez vi em directo o encierro!! A verdade é que até me sentar também no sofá ainda não tinha percebido o que era o tal encierro de que estava a falar... Sim, é a famosa corrida que se faz em frente aos touros numa rua estreitinha de Pamplona e onde já várias pessoas perderam a vida.


Estava habituada a ver parte dessa corrida nos telejornais, mas nunca em directo... E a verdade é que tem outra emoção!

Primeiro os "corredores" cantam/rezam a S.Firmino (bem precisam de rezar) e depois começa a corrida até à praça de touros...

Fiquei aflita várias vezes... Fechava os olhos e gritava quando via as pessoas a cair e ficar debaixo dos touros, o que levou ao comentário "És pior do que a minha mãe!".

Resultado final... 2 traumatismos cranianos... uma perfuração!!


Fiquei também a saber que o grande perigo está em quando algum dos touros se perde do seu "grupo"... Fica desorientado e ataca quem aparece à frente... Hoje isso não aconteceu, mas de qualquer forma o "grupo" inicial dividiu-se me dois, o que levantou alguns receios.

Apesar do perigo é uma festa que entusiasma bastante as gentes do País Vasco e atrai cada vez mais forasteiros!!

Amanhã há mais!!

4 comentários:

  1. Ana ...uma festa que não acho piada alguma!!!
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Tradições com animais é que dispenso.

    ResponderExcluir
  3. Eu também não sou fã de touradas... Acho que festejar o sofrimento de um animal não faz qualquer sentido... Mas nas guarraiadas e encierro as vítimas são os homens, por isso não me importo de ver, apesar de sofrer um bocado.

    ResponderExcluir
  4. Realmente...S. Firmino os proteja e lhes dê algum juízo! :D

    ResponderExcluir